Header Ads Widget

Cidade do Paraná registra 9ºC em pleno verão; veja como ficam as temperaturas nos próximos dias

General Carneiro teve a menor marca do dia, com 9°C, segundo dados meteorológicos.

Um frio fora de época surpreendeu moradores de diversas cidades do Paraná na manhã deste domingo (4), com temperaturas baixas registradas principalmente no Sul do estado. 

General Carneiro teve a menor marca do dia, com 9°C, segundo dados meteorológicos. 

Também amanheceram gelados os municípios de Palmas, com 10°C, Pinhão, com 14°C, União da Vitória e Lapa, ambos com 15°C. 

Em Curitiba, os termômetros marcaram 16°C nas primeiras horas da manhã.

A queda nas temperaturas é consequência da passagem de uma frente fria acompanhada pelo avanço lento de uma massa de ar mais frio, que atua na retaguarda do sistema e influencia diretamente o tempo em todo o Paraná. 

O fenômeno provocou a mudança brusca nas condições meteorológicas, trazendo sensação de frio em pleno período fora do padrão esperado para a época.

Semana começa com manhãs geladas no Paraná

A previsão indica que, entre segunda-feira (5) e terça-feira (6), uma massa de ar seco deve se estabelecer sobre o estado, reduzindo significativamente a formação de nuvens de chuva. 

Com isso, o tempo tende a ficar mais estável na maior parte do interior paranaense, onde a ocorrência de precipitações será baixa e restrita a pontos isolados, principalmente no período da tarde.

Já na metade Leste do Paraná, a influência da circulação marítima, associada à borda de um sistema de alta pressão, deve manter a presença de nuvens baixas ao longo do dia. 

Nessas áreas, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, há possibilidade de chuva fraca e ocasional a qualquer hora.

Outro destaque para o início da semana são as temperaturas mínimas mais baixas durante as madrugadas. 

Os termômetros devem registrar valores abaixo dos 15°C em várias regiões do estado, especialmente entre segunda e terça-feira. 

Em Curitiba, a previsão aponta mínimas em torno de 13°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 21°C.

Clima cada vez mais ‘anormal’

Episódios pontuais de frio fora de época fazem parte de um cenário de clima cada vez mais irregular, marcado por extremos e mudanças rápidas nas condições do tempo, consequência direta do aquecimento global.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que o aumento da temperatura média do planeta provoca maior instabilidade no sistema climático, intensificando eventos extremos e atípicos, tanto de calor quanto de frio.

O aquecimento global interfere nos padrões de circulação atmosférica e oceânica. 

Esse desequilíbrio pode favorecer o avanço de frentes frias mais intensas ou fora do período habitual, permitindo a entrada de massas de ar frio em regiões onde, historicamente, as temperaturas seriam mais elevadas.

O aquecimento dos oceanos e da atmosfera aumenta a energia disponível no sistema climático, tornando os contrastes entre massas de ar quente e frio mais acentuados. 

Com isso, fenômenos como quedas bruscas de temperatura passam a ocorrer com maior frequência, mesmo em estações tradicionalmente quentes, como o verão.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana

Postar um comentário

0 Comentários